Teoria

As Sete Linhas de Umbanda

Trabalhei por muitos anos em um terreiro de Umbanda, que podemos classificá-lo como de Umbanda Tradicional, esta tradição cultua uma formação um pouco diferente da aqui apresentada e poderá ser abordada em outro artigo. Desde que me deparei com as sete linhas apresentadas a seguir, senti grande afinidade e sintonia com toda sua hierarquia e desdobramentos e por esse motivo venho a divulgá-la.

A disposição aqui abordada segue os padrões apresentados por Rubens Saraceni da chamada Umbanda Sagrada e foi baseada nas informações contidas em seu livro chamado “O Código de Umbanda”.

As Sete Linhas são consideradas como Sete Irradiações Planetárias dos Sagrados Orixás Regentes, estas irradiações são emanadas por Olorum e emitem vibrações que estimulam todo tipo de ser vivo existente no planeta.

Dentro de cada uma dessas linhas são inseridas divindades humanizadas e cada linha possuirá um Orixá atuando no polo positivo e outro no lado negativo (lembrando que o fato de ser negativo não tem nada a haver com a prática do mal e isto será melhor explicado a diante). Na mesma linha sempre haverá um Orixá masculino em um extremo e um feminino no outro ou vice-versa. Da mesma maneira sempre haverá um Orixá ativo e outro passivo ou vice-versa.

A figura a seguir demonstra a disposição das sete irradiações e seus respectivos Orixás.

Temos então os Orixás passivos, que oferecem sustentação e estabilidade aos seres, e os Orixás ativos, que promovem movimento e transformação, assegurando que o processo evolutivo não seja interrompido. Quando um ser se desequilibra em um de seus polos, o Orixá oposto entra em ação, atraindo-o naturalmente e guiando-o até que o equilíbrio seja restabelecido.

Vamos então fazer uma análise de cada uma das 7 Linhas de Umbanda:

1ª Linha Cristalina

Veja mais detalhes sobre estes Orixás em “Oxalá e Logunan (Oiá)“.

2ª Linha Mineral

Vale aqui salientar que a 2ª Linha Mineral não se refere apenas ao amor romântico e conjugal, mas às diversas formas de manifestação de amor, tais como amor à religião, amor à natureza, amor ao próximo, amor aos estudos, etc.

3ª Linha Vegetal

4ª Linha Ígnea

Iansã é o vento que causa as tempestades que arrastam tudo em sua frente, após sua passagem uma calmaria se faz e proporciona a oportunidade de reconstrução de uma vida ordenada.

Iansã é a senhora dos eguns, sendo responsável por arrastá-los e redirecioná-los na Lei.

5ª Linha Eólica

Deve ser aqui destacado que do ponto de vista energético ou elemental, Xangô e Oroiná estão interligados porque possuem a essência Ígnea e Ogum e Iansã da mesma maneira estão interligados na essência Eólica. Porém quando analisados de ponto de vista energomagnético Xangô se interliga com Iansã e Ogum se interliga com Oroiná. Estes desdobramentos e formas de relacionamentos serão abordados em outro artigo.

6ª Linha Telúrica

Observação: Os não aptos vão para os domínios de Nanã Buruquê, onde suas emoções e sentimentos viciados são decantados, até o momento em que se tornem novamente maleáveis como o barro. A partir deste momento estão aptos a serem recolhidos por Obaluaiê e em uma nova forma (reencarnação) poderão ter a oportunidade novamente de crescer.

7ª Linha Aquática

Na mesma linha de raciocínio da linha anterior, Omolu atrai os seres que se tornaram estéreis e que já não são capazes de criar mais nada, os reduz a pó, então este pó é espalhado nas águas de Iemanjá e através do eterno movimento das águas voltam a se reunir, sendo umidificados e fecundados, para que possam renascer para uma nova vida.

Conclusão:

A análise das Sete Linhas de Umbanda pode apresentar diferentes formas de interpretações, as interpretações aqui apresentadas seguem o que foi escrito por Rubens Saraceni em “O Código de Umbanda”.

Cada linha possui duas setas em sentidos opostos, representando o positivo (+) e o negativo (-). Os polos positivos são passivos, estimulam e energizam virtudes, já os polos negativos são considerados ativos e agem assentando e esgotando vícios.

Os polos positivos estarão sempre incentivando atitudes corretas, sejam elas relacionadas à Fé, ao Amor, ao Conhecimento, à Justiça, à Lei, à Evolução ou à Vida. Os seres que por algum motivos desvirtuarem seus pensamentos e atitudes em relação as essências ou sentidos da vida ficarão sujeitos aos polos negativos, que os atrairão e então esgotarão estes sentimentos transgressores. Uma vez neutralizados, os seres terão novamente a oportunidade e o livre arbítrio para iniciarem uma nova jornada em busca da evolução espiritual.

Outro ponto importante a ser esclarecido e que já foi aqui abordado, é que as Sete Linhas de Umbanda não são sete Orixás, na realidade são sete vibrações irradiadas desde o Alto do Altíssimo e que pode alcançar a tudo e a todos.

Um axé a todos!

Herwin

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